A falta de hidratação e de cuidados adequados com a pele dos pés leva muitas vezes ao aparecimento de gretas e fissuras. A exposição ao frio, o uso prolongado de calçado aberto, o excesso de peso e a existência de algumas patologias como é o caso da diabetes, podem contribuir para o ressecamento extremo da pele dos pés. Quando não tratados, os calcanhares podem desenvolver fissuras profundas, que para além de se tornarem dolorosas, facilitam a entrada de agentes infeciosos como bactérias e fungos.
A aromaterapia pode ser uma solução natural e eficaz para tratar esse problema. Graças às suas propriedades hidratantes, cicatrizantes e anti-inflamatórias, os óleos vegetais e os óleos essenciais podem ajudar a regenerar a pele, melhorando a sua elasticidade e promovendo a recuperação das gretas/fissuras.
Alguns óleos essenciais e vegetais que se destacam no tratamento de calcanhares secos e gretados são:
Mas afinal como usar a aromaterapia nos pés?
Para aproveitar ao máximo os benefícios da aromaterapia na podologia, a aplicação dos óleos essenciais deve ser feita de forma adequada. Existem já produtos no mercado que possuem os óleos essenciais e vegetais já devidamente formulados para uma aplicação simples e prática, como é o caso da linha BioFeet®. Ao usar produtos devidamente testados, estará a minimizar a probabilidade de efeitos adversos.
Incorporar a aromaterapia à rotina de cuidados podológicos traz uma série de benefícios. Além de tratar diretamente o problema de calcanhares secos e gretados, o uso regular de óleos essenciais ajuda a melhorar a saúde geral dos pés, prevenindo futuros problemas como fungos, calosidades e infeções. A pele torna-se mais macia, hidratada e resistente às agressões diárias.
Apesar de se apresentar uma solução natural, a aromaterapia tem também as suas contraindicações e efeitos adversos se mal utilizada. Para saber o que melhor se adequa às suas necessidades, contacte-nos e iremos ajudar com toda a sabedoria e cuidado.