Fale Connosco

Envio grátis em todas as encomendas acima de 45€. Aproveite já!

Benefícios da aromaterapia para a saúde dos seus Pés!

Drª Renata Sampaio | 2024-09-03

A aromaterapia é uma prática antiga que utiliza óleos essenciais e vegetais para promover bem-estar físico, mental e emocional. Embora seja comumente associada a tratamentos para relaxamento e alívio do stress, os seus benefícios vão muito para além disso. Os óleos essenciais são constituídos por dezenas a centenas de moléculas químicas que têm a capacidade de interagir com o nosso organismo e exercer um efeito terapêutico, tal como acontece com os fármacos. Podem ser usados por via tópica (sempre diluídos num óleo vegetal para evitar irritações, alergias ou queimaduras) ou por via inalatória, sendo esta última menos interessante para a saúde dos pés.

Quando aplicada aos cuidados podológicos, a aromaterapia pode ser uma poderosa aliada na promoção da saúde dos pés, tais como:

1. Alívio de dores e desconfortos

Os pés suportam o peso do corpo durante todo o dia, e é comum que apresentem dor e desconforto, especialmente após longos períodos em pé ou uso de calçado inadequado. Para alívio de dor e para uma ação anti-inflamatória local, a massagem e os escalda-pés são grandes aliados! Importa sempre avaliar individualmente os pacientes para garantir que não existem contraindicações, mas óleos essenciais como lavanda verdadeira (Lavandula angustifolia), copaíba (Copaifera officinalis), alecrim (Rosmarinus officinalis) ou eucalipto limão (Eucalyptus citriodora) são excelentes opções. 

Para fazer um escalda-pés pode colocar numa bacia 2L de água quente e juntar uma colher de sopa de óleo vegetal de coco com 5 gotas de um destes óleos essenciais. Mergulhar os seus pés e usufruir em simultâneo de um momento de autocuidado, relaxamento e alívio de desconforto podal. Diga-nos como se sentiu!

2. Prevenção e tratamento de infeções

Alguns óleos essenciais possuem propriedades antifúngicas e antibacterianas, sendo eficazes na prevenção e tratamento de infeções nos pés, como micoses. Temos por exemplo o óleo essencial de árvore de chá ou melaleuca (Melaleuca alternifólia) que é amplamente conhecido pela sua capacidade de combater fungos e bactérias, além de ajudar na cicatrização de pequenas lesões na pele.  Mas não pensem que este é o único óleo essencial que resulta no combate a infeções fúngicas: a aromaterapia é todo um mundo maravilhoso para explorar! 

3. Combate ao odor desagradável

O mau odor nos pés pode ser causado por suor excessivo e proliferação bacteriana. A aplicação de óleos essenciais como hortelã-pimenta (Mentha x piperita), palmarosa (Cymbopogon martinii) ou cipreste (Cupressus sempervirens) ajudam a neutralizar odores, mantendo os pés frescos e saudáveis. Esses óleos possuem propriedades antissépticas que reduzem a atividade bacteriana, principal responsável pelo odor. Pode ainda ser interessante a associação de um pó absorvente para melhores resultados. 

4. Hidratação e revitalização da pele

A pele dos pés tende a ser mais seca devido à menor quantidade de glândulas sebáceas na região. Os óleos vegetais e as manteigas são os atores principais neste campo. Num próximo artigo vamos deixar-vos todas as dicas para deixar a pele dos seus pés aveludada e revitalizada.

5. Melhoria da circulação sanguínea

Massajar os pés com óleos vegetais e essenciais pode ser uma boa solução para melhorar problemas circulatórios. Para quem tem os pezinhos sempre frios o ideal será optar por óleos essenciais que aquecem como o gengibre (Zingiber officinalis) ou a pimenta preta (Piper nigrum). Se por outro lado sofre com pés muito quentes, derrames ou varizes, então hortelã-pimenta (Mentha x piperita) ou cipreste (Cupressus sempervirens) são bons amigos.

6. Promoção de relaxamento e bem-estar

Os pés são muitas vezes por nós negligenciados, mas a verdade é que são riquíssimos em terminações nervosas e estão em constante sobrecarga. A aromaterapia, aliada à reflexologia, não só alivia dores e tensões nos pés, como também promove um relaxamento profundo, aliviando corpo e mente. Óleos essenciais como lavanda verdadeira (Lavandula angustifolia), bergamota (Citrus bergamia) ou ylang-ylang (Cananga odorata) são conhecidos pelas suas propriedades calmantes.

Integrar a aromaterapia aos cuidados podológicos é uma maneira eficaz e natural de manter a saúde dos pés em dia. Não esquecendo que não é um substituto dos demais cuidados e que deve ser adaptada de forma individualizada. Além de tratar e prevenir problemas comuns, a prática proporciona momentos de autocuidado e bem-estar, que refletem positivamente em todo o organismo. Se não sabe como incorporar a aromaterapia na sua rotina de cuidados com os pés, entre em contacto connosco e mergulhamos juntos neste maravilhoso mundo aromático.

 

Autor: Drª Renata Sampaio
  • Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto
  • Pós-graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde pela Porto Business School
  • Formação em Fitoterapia
  • Formação em Aromaterapia Científica pela Aromacare e Diploma em Ciências Aromáticas pelo Instituto Tisserand
  • Colaboradora do Instituto Tisserand

Tags: #aromaterapia #cuidadosdospés #saúdepodológica #óleosessenciais #tratamentofúngico #prevençãodeInfeções #hidrataçãopés #péscuidados