Internationalization – Biofeet

Internationalization

 


Designação do Projeto: BIOFEET de pé em pé em busca de uma internacionalização sustentada
Código do projeto: NORTE-02-0752-FEDER-034647
Objetivo Principal: Reforçar a competitividade das PME
Região de Intervenção: Norte
Entidade beneficiária: FootStudy by Cristina Costa – Centro de Estudos do Pé, Lda.

Data de aprovação: 2018-04-18
Data de Início: 2018-01-02
Data de conclusão: 2020-01-01
Custo total elegível: 124.735,00 EUR
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER: 56.130,75 EUR

No âmbito do projeto acima referido, a FootStudy tem como objetivo reforçar a sua capacitação para a internacionalização, de forma a aumentar de forma sustentada as suas exportações, através da aplicação de novos modelos empresariais, valorizando fatores imateriais de competitividade (desempenho, organização interna, comunicação externa, relação com os fornecedores, tratamento da informação relativa às vendas e aos clientes, controlo de qualidade, procedimentos de sucesso para uma internacionalização sustentada).


No contexto de atuação estratégica da empresa, e de acordo com a sua filosofia inicial, os objetivos específicos traçados são:


- Dinamizar parcerias com entidades de I&D, no sentido de garantir inovação contínua nos produtos e de forma a conquistar o reconhecimento da população em geral e da comunidade cientifica/médica
- Atingir o maior número de mercados possível, iniciando por Espanha, França, Alemanha, Itália, Holanda, México e Reino Unido.
- Promover uma estratégia sustentada de aproximação aos clientes, atendendo às suas especificidades, apostando numa carteira diversificada
- Melhorar a utilização das novas ferramentas de gestão e de tecnologia da informação, apostando no marketing digital como veículo de promoção e vendas


A estratégia para o cumprimento destes objetivos passa por adotar as seguintes atividades/ tipologias de investimento:

  • Conhecimento de mercados externos, através da presença em feiras internacionais como expositor com o objetivo de obterem uma visão geral sobre a oferta atual e servem ainda para a identificação das necessidades principais e dos nichos de mercado com probabilidades de sucesso;
  • Presença na web, através da economia digital nomeadamente com a criação de um website multilingue como forma de divulgar a empresa e os seus produtos. Serão adotadas ferramentas SEO e Google Adwords, ligações à ferramenta Google Analytics, dinamização de campanhas em redes sociais e email marketing e também a criação de catálogos digitais;
  • Desenvolvimento e promoção internacional de marcas pelo redesign da marca Footstudy, a criação identidade dos novos produtos BIOFEET, bem como das submarcas da empresa (Foot labs, Foot Clinics e Foot Care), registo comunitário da marca BIOFEET, sessão fotográfica de promoção do BIOFFET, organização seminários para divulgar a marca e ações de promoção nos mercados externos estando presente onde o público-alvo está envolvido;
  • Prospeção e presença em mercados internacionais com a realização de viagens de prospeção aos mercados alvo como estratégia de aproximação e reconhecimento dos países-alvo e para a captação de novos clientes;
  • Marketing Internacional através do desenvolvimento de um Plano de Marketing Internacional, da publicidade em revistas da especialidade, a conceção e produção de material promocional multilingue (flyers, brochuras, catálogos, rol ups), a realização de um vídeo promocional e outro institucional e a aposta em campanhas de marketing nomeadamente em eventos não diretamente relacionados com a podologia;
  • Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas nomeadamente com a contratação de dois quadros técnicos qualificados que irão operacionalizar e gerir toda a estratégia comercial da empresa no contexto da sua internacionalização, com a aquisição de dois portáteis para os técnicos a contratar;
  • Certificações específicas para os mercados externos através de certificações específicas e registo da patente em cada mercado. Estão ainda previstos estudos e ensaios clínicos realizados em parceria com o hospital de Braga para comprovar que o produto é também um fármaco.


Com o desenvolvimento deste projeto, a empresa espera atingir os seguintes resultados:
- Fomento da empregabilidade (contratação de 2 pessoas);
- Iniciar a sua atividade exportadora prevendo assim a penetração em 7 mercados (Espanha, França, Alemanha, Itália, Holanda, México e Reino Unido).
- Atingir, em 2020, um VN total de 421.727,00€ e VN internacional de 168.690,80€, prevendo-se que este represente cerca de 40% do VN Total


Resumo do pedido nº 1 (19.09.2018):
Pedido de Adiantamento Contra Fatura (Apresentação)
Despesa aprovada 124.735,00
Despesa apresentada 14.346,67 (11,50%)
Despesa certificada 0,00 (0%)

Resumo do pedido nº 2 (18.12.2018):
Pedido de Adiantamento Contra Fatura (Certificação)
Despesa aprovada 124.735,00
Despesa apresentada 14.346,67 (11,50%)
Despesa certificada 14.346,67 (11,50%)

Resumo do pedido nº 3 (21.04.2019):
Pedido de Adiantamento Contra Fatura (Certificação)
Despesa aprovada 124.735,00
Despesa apresentada 27.976,46 (22,43%)
Despesa certificada 14.346,67 (11,50%)